História da APIVECO
1. O meu trabalho
Trabalho na Prefeitura Municipal de Vera Cruz do Oeste, fui o mentor da criação juntamente com outros apicultores da APIVECO (Associação de Apicultores de Vera Cruz do Oeste) que foi constituída no dia 09 de Agosto de 1991, na cidade de Vera Cruz do Oeste – Pr, por iniciativa de grupo de criadores de abelhas e com apoio da Prefeitura Municipal, sendo a primeira Associação criada na região oeste do Paraná. Presto instrução aos apicultores no município e em toda a região do oeste do Paraná.
CURSOS:
A entidade surgiu para auxiliar, amparar, conscientizar e qualificar os apicultores do município, promovendo assim o desenvolvimento da apicultura na cidade de Vera Cruz do Oeste.
Com o passar do tempo, a APIVECO passou a ser reconhecida em toda a região pela qualidade do mel extraído, que chegou a ser 40 kg de mel por colméia, e pela cera fabricada pelos Apicultores que é utilizada pelas abelhas para a produção de mel como também na fabricação de velas, pomadas, entre outros.
Deste modo, a APIVECO despertou o interesse dos apicultores de outros municípios a criar outras associações, que atualmente totalizam 11, distribuídas na região oeste do Paraná.
Inicialmente a Associação dos Apicultores de Vera Cruz do Oeste, tinha sua sede no Viveiro Municipal do Município, local cedido pela Prefeitura Municipal. A sede da Apiveco, foi construída com recursos próprios da Associação e com doações dos próprios associados.
Com o surgimento da Casa Familiar Rural, a sede da APIVECO foi cedida para a realização deste projeto, mediante acordo entre a Prefeitura e os associados, sendo que seria feito um local de imediato para alveolação da cera até a devolução da associação, que deveria ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2008.
Desta forma, os Apicultores estão enfrentando dificuldades, pois estão a um ano sem a cera alveolada e sem colher mel, pois não possuem mais local apropriado para realizar seus trabalhos.
2. JUSTIFICATIVA
A atividade Apícola além de um incremento na renda dos agricultores representa grande importância à população, pois o mel e seus derivados possuem propriedades medicinais e o consumo destes proporciona uma melhoria no nível nutricional das famílias.
Mesmo com tantos benefícios o mel ainda é pouco consumido pelos brasileiros. De acordo Kiss (2008) o consumo per capita anual não ultrapassa 60 gramas do produto enquanto os suíços, no mesmo período, consomem 1.500 gramas.
A Apicultura contribui também para a preservação dos recursos naturais disponíveis, uma vez que necessita de local preservado para obter bons resultados.
3. Objetivo Geral
A APIVECO tem por fim promover o desenvolvimento da Apicultura em Vera Cruz do Oeste, auxiliando e amparando seus associados, assim como estimular o consumo do mel e demais derivados.
4. Objetivos Específicos
1- Estimular o consumo de mel e derivados;
2- Incentivar o estudo da Apicultura local;
3- Difundir a Apicultura local, regional e nacional;
4- Divulgar na Impressa os ensinamentos apícolas;
5- Organizar exposições sobre apicultura;
6- Incentivar intercâmbio de professores, técnicos e apicultores;
7- Promover reuniões, festas e outros atos de natureza apícola;
8- Cooperar com faculdades, colégios e outras entidades no que se refere à Apicultura;
9- Dar assistência técnica aos seus associados;
10- Incentivar à apicultura e mostrar que ela é uma das atividades que mais se prestam à formação de cooperação;
11- Solicitar ao poder público o benefício necessário para melhor realização de suas finalidades;
5. PRODUÇÃO
A APIVECO produz mel, cera e própolis sendo a produção anua
Mel: aproximadamente 8.000 Kg/ano entre os associados do município (isso depende do clima, local dos apiários, bom manejo do apicultor e das floradas). Com incentivo do poder publico, a produção poderá aumentar em 50% ou mais.
Cera: a cada 100 kg de mel extraído na centrifuga corresponde a 1 kg de cera bruta. Desta forma a produção anual de cera varia de 80 kg a 150 kg, dependendo das condições citadas acima.
Própolis: como os apicultores não possuem o equipamento necessário para a extração da própolis, sua produção é baixa. Aproximadamente: 15 kg por ano.
Vera Cruz do Oeste, Janeiro de 2009.
Jose de Jesus Domingos.
Zé do mel.